Dinâmica e moderna, a cidade, sob o comando de Paulo Serra, se prepara para o seu quinto centenário
Como você imagina nossa cidade em 2053? Pois é: pode até não parecer, mas está logo aí. Foi sonhando com a resposta a esta pergunta e principalmente, consciente sobre sua responsabilidade em relação aos atuais desafios climáticos, ambientais e urbanos do planeta, que a Prefeitura, sob o comando de Paulo Serra, deu início ao programa Santo André 500 Anos.
Inédito na gestão do município, o programa propõe um planejamento estratégico alinhado ao Acordo de Paris, do qual o Brasil é signatário, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Agenda 2030. “Além de contribuir para a preservação do planeta, o objetivo é fazer com que a cidade complete cinco séculos de vida, em 2053, sendo motivo de orgulho para cada andreense, com oportunidades, qualidade de vida e meio ambiente protegido para todos”, frisa o prefeito, que foi reeleito em 2020 com recorde de votos especialmente por sua irrepreensível atuação durante a pandemia, com ações que fizeram a cidade superar o flagelo com louvor enquanto não parava de crescer, ao mesmo tempo em que nenhum andreense ficou sem atendimento. “Nos tornamos referência em vacinação e saímos dessa experiência mais fortes”, diz.
Andreense, o economista Paulo Henrique Pinto Serra, pelo jeito já sonhava com uma cidade melhor lá atrás, pois também foi o vereador mais jovem a ocupar esse cargo em Santo André, isso nos idos de 2004, e nunca mais parou de batalhar pelo objetivo. Mas é ele mesmo que, como se nada tivesse realizado até hoje, faz questão de frisar que “o trabalho começa agora neste ano de 2023, com a definição de metas, diretrizes e ações de curto, médio e longo prazos para todas as áreas do município e dialogando de perto com toda a sociedade e suas diversas formas de representação”.
O aniversário de 470 anos que Santo André, celebrado no sábado dia 8 de abril, é uma boa oportunidade para contar aos munícipes sobre este projeto, que levará a cidade rumo ao seu quinto centenário.
Da Redação
O projeto finalizado tem data certa para ser entregue: abril de 2024, no 471º aniversário de Santo André. Mas, segundo o prefeito, o trabalho desenvolvido ao longo de anos de atuação na vida pública acabou sendo reconhecido e emplacou em 2016, quando a população de Santo André escolheu um novo modelo de gestão para a cidade, que foi construído com muito diálogo e está em constante aprimoramento. “Importante destacar que o planejamento de longo prazo sempre fez parte das prioridades deste novo modelo de administração pública. Muitas das iniciativas e programas que realizamos desde o início da gestão já visavam de certa forma a preparar a cidade para as próximas décadas”, diz ele, explicando que em meados do primeiro mandato já se começou a amadurecer a ideia de um programa voltado especificamente a planejar o futuro do município. “Daí surgiu o Santo André 500 anos. Agora, com o aniversário de 470 anos da cidade, esse programa ganha um papel central. Faltando exatamente 30 anos para o quinto centenário, nossas atenções se voltam a ações que garantirão um futuro de crescimento e protagonismo”.
O projeto se baseia em quatro pilares que viabilizam e direcionam o planejamento estratégico do Santo André 500 anos:
*Plano de investimento e custeio – que resguarda o programa do ponto de vista financeiro e contábil. Tem ligação direta com impostos, taxas, contribuições, repasses, emendas parlamentares, contratos e centro de custos, reunindo informações essenciais para otimizar a execução orçamentária da cidade.
*Escuta pública e diagnóstico – aponta quais devem ser as prioridades na atuação do programa no município e direciona os caminhos à sua execução. Acontece por meio de ações e iniciativas de participação e escuta junto à sociedade civil organizada, universidades, entidades, associações, conselhos, bem como a população em geral.
*Plano estratégico – previsto para ser iniciado em 2023 e entregue no aniversário de 471 anos da cidade, sua elaboração é o resultado das quatro etapas que compõem o Plano Estratégico. Corresponde à própria execução do Santo André 500 Anos.
*Estudo legal – consiste na análise, atualização e harmonização de todo o ordenamento jurídico da cidade. O intuito é oferecer um conjunto de legislações que seja moderno e responda às atuais e futuras necessidades do município. O Estudo Legal é que garantirá segurança jurídica à administração pública e à sociedade civil para que as políticas públicas conduzidas pelo Santo André 500 Anos sejam concretizadas.
Áreas de atuação
De acordo com o prefeito, para organizar e orientar as ações e projetos do Santo André 500 Anos em todo o município, a Prefeitura dividiu o programa em quatro eixos temáticos:
*Desenvolvimento econômico – criar condições que impulsionem e desenvolvam a economia.
*Desenvolvimento humano – cuidar das pessoas para garantir qualidade de vida e bem-estar social, com investimento em políticas públicas e iniciativas que assegurem os direitos essenciais ao pleno desenvolvimento e emancipação da população andreense.
*Desenvolvimento urbano e ambiental – promover a sustentabilidade do meio ambiente e dos centros urbanos. Modernização dos serviços e espaços públicos, uso de energias limpas e renováveis, conectividade e mobilidade eficiente, saneamento básico e regularização fundiária.
*Gestão e inovação – inovar para criar soluções para a administração pública e iniciativa privada. Transparência, uso de novas tecnologias, modernização e atualização das leis municipais, adoção de modelos e ferramentas inovadoras de gestão da cidade.
As realizações
Só que enquanto isso a cidade não parou, e nestes seis anos de gestão a Prefeitura muito progrediu em todos os segmentos. Só para citar algumas das iniciativas, em paralelo ao combate à pandemia, por exemplo, o município deu início a obras importantes, como o Hospital da Vila Luzita, que está em ritmo avançado de construção e será um importante equipamento de retaguarda para a rede municipal de saúde. “Começamos também a tirar do papel o Complexo Viário Santa Teresinha, a maior obra viária da cidade das últimas décadas, que vai ter impactos positivos não só para motoristas de Santo André, mas para todo o ABC e Capital”.
O prefeito destaca também o início de obras do Hospital Veterinário Municipal e algumas entregas feitas nesse período, como o Complexo Viário Cassaquera, o Complexo de Assistência Social Andreense, o Cine Theatro Carlos Gomes, além de creches e unidades de saúde, entre outras realizações.
No balanço que faz, Paulo Serra destaca especialmente a área social, que contou com o apoio fundamental da primeira-dama Ana Carolina Serra, hoje deputada estadual eleita com o maior número de votos na região, fato este que o prefeito vê como um reconhecimento do trabalho da esposa à frente do Fundo Social de Solidariedade. “Este trabalho faz parte de uma das marcas da nossa gestão, que é cuidar de pessoas. Desde 2017, o morador de Santo André tem a percepção que o nosso modelo de gestão cuida da cidade com carinho e acolhe a população, e isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia”, detalha.
Segundo ele, Ana Carolina terá agora desafios diferentes, mas que continuarão conectados a Santo André e à área social. “Como deputada estadual, ela terá a oportunidade de levar para outras cidades iniciativas de sucesso como o Moeda Verde, por exemplo, entre outras ações importantes que beneficiaram milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade”, frisa o prefeito, salientando que, até o fim deste mandato, manterá o mesmo ritmo de entregas, iniciativas e realizações nas mais diversas áreas, sempre com foco em tornar Santo André uma cidade cada vez melhor para se viver. “Por isso digo que meu sonho, que também não deixa de ser um desafio, é deixar um legado para a cidade. O foco que estamos dando no planejamento de longo prazo, por meio do Santo André 500 anos, faz parte dessa estratégia de pensar o município muitos anos à frente. Quero deixar um caminho pavimentado de desenvolvimento econômico, alinhado à sustentabilidade, geração de emprego e renda, resgate e preservação dos nossos símbolos e cuidado com a população que mais precisa. A Santo André do futuro está sendo construída no presente”.
Para celebrar a data, a Prefeitura preparou uma ampla programação com inaugurações e diversas atividades, com o convite do prefeito para que o morador de Santo André aproveite cada uma das atrações e curta a cidade neste mês tão especial. A programação completa está disponível no site:
www.santoandre470anos.com.br