O médico que revolucionou o esporte em Santo André
Certamente são milhares de mulheres que conhecem o ginecologista e obstetra, dentre elas mais de quatro mil que, por seu intermédio, se tornaram mães.
Mas, possível que ao longo destes mais de 30 anos, aliás, desde que se formou, em 1992, muitas não tenham acompanhado a trajetória do Dr. Marcelo Chehade, que sete anos mais tarde – filiando-se ao PSDB – tornou-se político justamente por elas, ou melhor, para defender a construção e existência do Hospital da Mulher, que mais tarde viria a se tornar referência na cidade e região.
Em 2015 elegeu-se por unanimidade presidente municipal do Partido, ocasião em que convidou Paulo Serra para retornar ao PSDB. Dois anos mais tarde, atendendo a convite do recém-eleito prefeito Serra, assumiu a Secretaria de Esporte e Prática Esportiva de Santo André, trazendo para os andreenses em 2022, já na segunda gestão no cargo de secretário, o título de Cidade Sul-americana dos Esportes, revolucionando esta área, na cidade.
Tem mais. Nascido em Santo André, lar do qual se afastou uma única vez para cursar a Faculdade de Medicina, e pai de três filhos, Dr. Marcelo, por exemplo, foi o idealizador de projetos como o Campos de Paranapiacaba, que atende quase duas mil crianças, em 18 campos distritais. Indo além, criou também o ‘Praticando Saúde’, que associa prática esportiva voltada para a melhor idade nas UBSs de Santo André, entre outros.
Incansável, ele é também multifacetado, exercendo hoje a medicina e também suas funções enquanto secretário – está licenciado como vereador, em função do cargo que ocupa -, e vai além. É que também se tornou empresário, com um comércio na Vila Assunção, e ainda encontra tempo para praticar seus hobbies, ao menos três vezes por semana: futebol e beach tênis. Como se vê, o médico, que também teve papel relevante na área de Saúde durante os anos de pandemia, pratica efetivamente o que defende: saúde e o esporte como ferramentas de mudança e transformação na vida dos cidadãos.
Da Redação
Dr. Marcelo nunca se afastou da área desde a sua formação, priorizando a medicina, com ótima avaliação entre a classe médica e demais profissionais da área. Mas, cuidando das pacientes e até se ‘gabando’ de mais recentemente já ter feito o parto de várias mulheres que trouxe ao mundo ao longo de sua trajetória, o que, por si só, já mostra outra incontestável aprovação, ele conta que tudo começou justamente por causa de suas pacientes, o que o levou a outro passo, até então, nunca imaginado: a política. “Em 1998 e 1999, a falta de um hospital para cuidar da saúde das mulheres em Santo André, e a dificuldade para se ganhar bebês na cidade – iam fazer o parto em outros municípios da região – foi o que me fez entrar na política, com a ideia de construir um Hospital da Mulher, sendo meu lema: ‘Em 2000 faça um gol pela saúde’. Ao receber um convite do PSDB, aceitei entrar nesta luta. O sonho foi realizado em 2008, quando já estava vereador”, diz ele, destacando que o Hospital da Mulher foi inaugurado durante o seu segundo mandato.
Afora isso, o médico foi membro curador da Faculdade de Medicina do ABC e ajudou na articulação, junto ao Estado, para a chegada do AME, na Vila Luzita.
O tempo passou e em 2012, após uma série de equívocos políticos por parte do PSDB local, não obteve nova reeleição devido ao quociente eleitoral, mesmo com 3.886 votos. Mas, não desistiu. Em 2015, eleito presidente municipal do PSDB, teve como missão principal fazer o partido retomar o protagonismo político na cidade, ajudando a pavimentar o retorno de Paulo Serra ao ninho tucano, para liderar a corrida à Prefeitura.
Voltou ao jogo em 2016, elegendo-se pela terceira vez vereador e liderou o Partido na eleição de um prefeito pela sigla, fato até então inédito.
Secretário de Esporte e Práticas Esportivas
Nestes dois últimos mandatos, tempo em que tem atuado como secretário de Esporte e Prática Esportiva, Dr. Marcelo se orgulha, entre outras ações, de ter levado Santo André ao título de Cidade Sul-americana dos Esportes em 2022, abrindo caminho para outras cidades serem reconhecidas como tal, neste e nos próximos. “O meu orgulho maior é constatar que nossa gestão contemplou todas as idades que hoje praticam esportes ou atividades físicas, melhorando sua saúde com qualidade de vida e, na parte social, tirando crianças da obesidade e do caminho das drogas e violência, poder que o esporte tem!”, destaca.
Para quem não sabe ou não lembra, Dr. Marcelo foi no início secretário de Esporte e Prática Esportiva, compondo com a saudosa Lais Elena Aranha da Silva, a dupla que mudou para melhor o cenário esportivo da cidade e trouxe grandes melhorias para os equipamentos esportivos de Santo André. “Como exemplo temos a reforma da piscina do Complexo Esportivo Pedro Dell Antônia, a reforma do Estádio Bruno José Daniel e do Ginásio Sacadura Cabral, além da entrega de 13 campos distritais totalmente reformados, com nova estrutura e gramado sintético.
Segundo ele, ser secretário de Esporte tem sido a experiência mais desafiadora da sua vida, “no início quando eu pude trabalhar com muitas pessoas e executar coisas para as quais tinha orçamento, e ideias para pôr em prática. Anos atrás, Santo André era vitoriosa em muitos esportes, com vários atletas olímpicos, o que acabou ficando para trás. Com o tempo, os equipamentos foram sucateados ou então destruídos. Conseguimos entrar neste universo e, com esforço, reabilitamos vários deles. Programas piscina para todos, quadras, karatê, judô, tênis de mesa etc, muitas modalidades foram contempladas. Foi uma revolução. Neste período criamos vários projetos, atingindo desde crianças a munícipes da terceira idade. Todos foram sucesso e, para mim, um prêmio”.
Mais um mandato…
Dr. Marcelo retornou à Câmara Municipal em 2020 com expressivos 4.273 votos e, como todos os demais, foi surpreendido com a tragédia do Covid-19. “Desde então, eu, enquanto médico, me empenhei junto ao Executivo na batalha travada contra a pandemia, sobretudo com a atualização dos estudos e das informações à população. Foi um período muito importante, tempo em que também aprendi muito com o prefeito Paulo Serra e os demais secretários, frisa ele.
… e outro olhar, em plena pandemia
De acordo com o médico, durante o período de pandemia os munícipes – especialmente os idosos – continuaram a se exercitar graças aos vídeos criados especialmente para este fim, ou jovens, que tinham à disposição material para praticarem aulas em casa, inclusive, dicas de futebol. “Tivemos que parar muita coisa e ainda conscientizar as pessoas, especialmente em relação à importância da vacinação”.
Por outro lado, segundo ele, passado este período também foi muito difícil convencer os munícipes a voltarem à rotina anterior, já que muitos perderam o emprego, fecharam seus comércios, ficaram sem dinheiro, adoeceram etc. “Mas, a melhor notícia é que a Prefeitura abriu suas portas para a prática de vários esportes, gratuitamente, o que acabou motivando muitos à retomada, o que, por fim, levou a cidade a ganhar o título já mencionado. Hoje há vários projetos esportivos ligados a todas as idades, inclusive para os idosos. E levar todos para o Esporte continua sendo o meu maior desafio”.
Saúde, essencial
O médico ressalta que nesta segunda gestão do prefeito Paulo Serra, também a Saúde foi um tema muito abordado e cuidado. “Todos os postos foram devidamente equipados, com medicamentos, protocolos etc, para garantir qualidade de vida para os munícipes. Por meio do programa QualiVida, o hospital municipal foi reformado, houve a inauguração de mais postos e centros de especialidades. Mutirões também foram realizados. E a área da Saúde Pública, desde então, tem crescido e melhorado cada vez mais, além de estar contribuindo para a redução do gasto público por meio dos vários programas visando à prevenção de doenças, inclusive esportivos”.
Enquanto médico
Até hoje ele dá plantão e não abre mão deste compromisso. Mas, Dr. Marcelo vai além, contando que apesar de ter diminuído o ritmo, ainda faz ambulatório e, para seu júbilo, contabiliza quatro mil partos, ou até um pouco mais. “Amo a profissão e o dom que Deus me deu, e tento aproveitar do melhor modo possível. Pela medicina, me tornei político. Ser médico é muito gratificante”.
A vida pessoal
Pai de Lara, 32, Ana Luíza, 13 e Eduardo, 12, Dr. Marcelo conta que apesar da rotina apertada consegue ser pai, sim, e curte muito os filhos. “Durante a semana sempre sobra tempo para um jantar com um bom papo, e pelo menos dois fins de semana por mês, os menores estão comigo. Às vezes levo os dois até em eventos políticos, diz ele divertido, acrescentando que recentemente fez uma viagem com os três, para o exterior. “Foram dias inesquecíveis”, detalha.
Antecipando que não se candidatará novamente à Câmara, e se colocando como pré-candidato do PSDB à Prefeitura na eleição de 2024, com a intenção de seguir o trabalho – aprovadíssimo – de Paulo Serra, ele diz que, no mais, segue com suas funções de rotina, acrescentadas da prática regular dos esportes, “que nunca tive muita chance de praticar, enquanto jovem. Hoje jogo no Aramaçan, na posição de artilheiro”, conta ele, que por fim reafirma a importância da família – agradece especialmente aos pais, já falecidos -; do trabalho, e também do lazer. “Há de se pensar que a vida não se resume a boletos e as pessoas têm todo o direito de se divertir. A vida foi feita para ser vivida por todos, de preferência com alegria”.