Com a vida dedicada aos animais e ao próximo, e idealizadora do Hospital Público Veterinário de Santo André, ela é também a única vereadora eleita na cidade
Apaixonada por animais, Dra. Ana Veterinária já demonstrava, desde criança, sensibilidade e talento natural com o cuidado voltado aos pets. “Enquanto as meninas da minha idade brincavam com boneca, eu enfaixava as patas dos meus bichinhos de pelúcia. Sempre ficava inconformada quando via algum animal na rua, com fome ou medo e, de alguma forma, sempre arrumava um jeito de levar comida para eles, e esse sentimento aumentou conforme fui crescendo”.
A vontade de mudar esta realidade, somada ao amor pelos animais, fez com que Ana Lúcia cursasse a faculdade de Medicina Veterinária e abrisse a Clínica PetLand que, há 20 anos, realiza atendimento de clínica médica, além de procedimentos cirúrgicos. “Cheguei a ter 27 filhos de quatro patas na clínica. Eram cães deixados para trás por tutores que não queriam arcar com o custeio do tratamento, pets abandonados na frente da clínica e animais que, quase que instintivamente, me pediam ajuda e eu não seria capaz de virar as costas. Acolhia, alimentava, cuidava e colocava para adoção”, relembra a vereadora, que chegou a ajudar centenas de animais.
Falando em adoção, ela atua desde 2012, de forma voluntária, na Feira de Adoção de Animais que ocorre no Parque Central. “Em 2017 tive a oportunidade de trabalhar como diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e reformular a feira de adoção e batizá-la como ‘Eu amo, Eu adoto’. Tenho um carinho muito especial por essa iniciativa, que é reconhecida pelo sucesso em números de adoções”, disse. Ainda à frente da Vigilância, reformulou e ampliou o modelo de castração gratuita existente no município e também conseguiu implantar na cidade o “castramóvel”, equipamento que leva cirurgias para regiões mais distantes.
Com toda essa trajetória e 4.908 votos na eleição de 2020, Dra. Ana Veterinária foi eleita a única vereadora de Santo André e a mulher mais votada dentre os sete municípios do Grande ABC.
Da Redação
Com sorriso fácil e uma voz inconfundível, que muitos dizem ser de locutora, Dra. Ana veterinária é uma pessoa que, naturalmente, desperta a simpatia e admiração de quem a conhece. Questionada pela reportagem sobre os desafios da vida moderna, Ana Lúcia não pensa duas vezes em responder. “Conciliar a maternidade e a rotina do lar com a carreira de médica veterinária e empresária, e também os trabalhos no Legislativo andreense”.
Mãe do Marco Antonio, um adolescente de 15 anos, Dra. Ana se derrete ao falar do filho. “Ele é um garoto muito especial, meu melhor amigo, que entende e apoia toda a minha jornada”. A mamãe coruja aponta ainda as conversas entre eles e revela escutar conselhos do filho. “Qual mãe não quer o melhor para o seu filho? Todo o meu trabalho é por ele, para que todos os filhos andreenses tenham uma cidade cada vez melhor e cheia de oportunidades”, diz emocionada.
Na vertente de vereadora por Santo André, Dra. Ana Veterinária possui forte atuação nas áreas de saúde pública (humana e animal), segurança, proteção à mulher em situação de vulnerabilidade e geração de empregos e renda. Nos três primeiros anos de mandato são mais de 1000 indicações e 46 projetos de lei, além de ter apurado mais de 500 denúncias de maus-tratos a animais.
Indagada sobre ser a única mulher dentre 21 vereadores e conviver no dia a dia da política, um mundo culturalmente machista, Dra. Ana destaca que o Legislativo deve ser palco de discussões e do embate de ideias, mas, sobretudo, deve reinar o respeito. “São 20 colegas vereadores. Tenho minhas opiniões e argumentos respeitados. Recebo dicas dos mais experientes, assim como também oriento quando entendo ser necessário intervir”, revela.
Parlamentar de primeira viagem, ela conquistou o seu espaço no legislativo com muita dedicação e trabalho. “Podemos sugerir ou alterar leis, desde que isso não gere custos para o município. Os projetos precisam ser aprovados na Câmara em duas votações e depois sancionados pelo prefeito. Assim, nem sempre as coisas são da forma como queremos. Apesar disso, o trabalho está gerando bons frutos e minhas leis aprovadas têm trazido benefícios para nossa gente”, pontuou a vereadora.
Hospital Público Veterinário
Com inauguração prevista para este semestre, o primeiro Hospital Público Veterinário de Santo André tem a assinatura da vereadora que, antes de ingressar na carreira política, já sonhava, pedia e se propôs a intermediar a chegada do equipamento na cidade.
Em 2016, no início da primeira campanha eleitoral do atual prefeito Paulo Serra, ela apresentou a ideia de um Centro de Referência que foi abraçada por ele e sua esposa, a atual deputada estadual Ana Carolina, que também apoia a causa e é amante dos animais. “A cada reunião que fazíamos eu ampliava um pouco o projeto, até que um dia o prefeito brincou dizendo que a obra já parecia um hospital. Foi então que, atendendo à demanda da nossa população, optamos pela construção do hospital”, explica.
Além de idealizar e lutar pela construção do espaço, a profissional ajudou na elaboração do plano de atuação do equipamento, cuja previsão é realizar 900 atendimentos por mês, entre consultas, cirurgias, diagnóstico por imagem, exames laboratoriais, entre outros. “Toda a população andreense será beneficiada, principalmente os tutores que não têm condições de arcar com os custos de um atendimento veterinário”, comemora.
Dra. Ana compara, guardada as devidas proporções, a construção do hospital a uma gestação e a alegria é de ver um filho nascendo. “Ingressei na profissão há vinte anos e, por conta de todo o amor que tenho pelos animais, sonho com um hospital público veterinário aqui”, diz a parlamentar, que já vislumbra os próximos passos para a causa animal andreense. “Ainda há muita coisa a ser feita, pois de maneira integrada, saúde humana e saúde animal caminham juntas”.
Causa animal
Em paralelo ao Hospital Público Veterinário, outros projetos para o cuidado e proteção dos animais viraram leis municipais em Santo André. Uma delas é a lei do CãoDomínio, que determina que síndico e os administradores são obrigados a denunciar casos de maus-tratos nas dependências de condomínios.
A utilização de drones para fiscalização de casos de maus-tratos, proibição de distribuição de animais como brindes e utilização das câmeras do Centro de Operações Integradas (COI) no auxílio para localizar animais perdidos são outras leis. Os pets também ganharam mais espaços de convivência com as leis que autorizam a criação de espaços Pet Friendly em bares, restaurantes e similares, além da criação de espaço pet em empreendimentos imobiliários do CDHU.
Em parceria com outros vereadores, Dra. Ana Veterinária também apresentou projetos que autorizam o município a implantar um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o transporte de animais, e a criação do primeiro cemitério municipal e crematório para os pets do Grande ABC, para auxiliar tutores em momentos de luto e dar mais dignidade para os animais.
Além disso, ela também luta para que os médicos veterinários sejam incluídos no Programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). “A presença desses profissionais no programa irá melhorar, significativamente, a qualidade da atenção básica à família”. Com mais cuidado e informação, o hospital não ficará sobrecarregado, e terá como prioridade atendimentos de média e alta complexidade.
Saúde humana
No âmbito da saúde humana, Dra. Ana implantou várias leis e uma que se destaca é a autorização para implantação do APP da Saúde. “Em nossa cidade, o absenteísmo em consultas médicas chega a alcançar 40%. Pelo aplicativo será possível fazer o agendamento e cancelamento de consultas, exames e outros procedimentos”. Ela justifica que a fila de atendimento será otimizada. “Faltas e aglomerações vão ser evitadas”, conclui. Já a TV Saúde vai ampliar o acesso a informações nas unidades de saúde, com conteúdos sobre cuidado e prevenção.
Um Centro de Medula Óssea no município é sonho antigo. “Hoje, a pessoa que tem interesse em se tornar doadora, deve ir até a capital”, explica a parlamentar, que há anos é engajada com essa causa. “Ter esse equipamento na região pode aumentar o número de doadores que, por algum motivo, não podem ir até São Paulo”.
Procuradoria da Mulher
Desde 2021, Dra. Ana Veterinária é procuradora da mulher de Santo André. Por este canal são realizadas ações, campanhas de proteção contra a violência à mulher, além do debate de temas relevantes sobre esse assunto. “Já fizemos muita coisa através da Procuradoria, que vão de palestras de conscientização sobre determinados temas a campanhas de arrecadação de itens de higiene pessoal, destinados às mulheres que vivem nas casas abrigo”, explica, já pensando nas próximas ações. “O próximo passo é que a Delegacia da Mulher de Santo André atenda 24 horas”.
Delegacia da Mulher 24 horas
O funcionamento ininterrupto da Delegacia da Mulher, 24 horas por dia, sete dias por semana, é outra luta da parlamentar. “Atualmente, o horário de funcionamento da Delegacia de Defesa da Mulher de Santo André é das 09h às 18h, de segunda a sexta-feira. Só que é necessário cobrir o período noturno e os finais de semana, onde ocorrem as principais ocorrências. Isso dará mais cuidado, dignidade e proteção às andreenses”.