A abertura do evento acontece em São Caetano, na próxima segunda-feira (24/6), às 14h, nas dependências do Teatro Paulo Machado de Carvalho.
A cidade de São Bernardo sedia pelo segundo ano consecutivo o tradicional Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2024, desta vez de forma descentralizada ao lado da vizinha São Caetano, integrando a 1ª região esportiva de São Paulo. O evento, atrelado ao governo do Estado, entra em sua 26ª edição, destinado a atletas com idade a partir de 60 anos. Com apoio da Prefeitura, governada por Orlando Morando, a competição irá ocorrer entre os dias 24 e 30 de junho.
Os municípios do Grande ABC vão receber cerca de duas mil pessoas, entre atletas e comissões técnicas, reunindo 22 cidades. Inscrita em todas as modalidades, a delegação de São Bernardo contará com a participação de 161 atletas e outros 15 componentes da comissão técnica. Ao todo, serão 14 modalidades em disputa no período (atletismo, buraco, bocha, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez).
Entre as modalidades São Bernardo vai recepcionar jogos de tênis, bocha, malha e atletismo.
O encerramento do Jomi, no último domingo do mês (30/6), aliás, se dará após a realização do atletismo, na Arena Olímpica de São Bernardo, situada na Rua Tiradentes 1.845, bairro Santa Terezinha
Em 2023, a etapa regional sagrou Praia Grande na liderança geral, seguida por São Bernardo e Santo André. Já na fase estadual, Sorocaba ficou com o troféu de campeã, dividindo o pódio com São Bernardo e São José do Rio Preto. Nesta edição, a expectativa é que, somadas as oito etapas regionais, mais de 15 mil atletas estejam envolvidos na competição – os campeões nas categorias masculino e feminino de cada modalidade se classificam para a fase derradeira.
Para a final estadual, marcada para ocorrer em Itatiba, entre 12 e 18 de agosto próximo, a previsão é de atingir número de três mil pessoas. Entre as regiões, o Jomi passará ainda por Bebedouro, Ourinhos, Campo Limpo Paulista, Araçatuba, Casa Branca e Pindamonhangaba.
Foto: Gabriel Inamine/PMSBC