Programação, que conta com roda de conversas e vivências com atletas paralímpicos, será realizada até sexta-feira
Começa nesta quarta-feira (26) e segue até sexta-feira (28) a Virada Esportiva Inclusiva de Santo André, evento que pretende reunir cerca de mil pessoas com deficiência e sem deficiência em prol da prática do esporte adaptado.
A abertura da Virada acontece às 8h30 da quarta, no Centro Público de Formação Profissional João Amazonas, com roda de conversa sobre o tema “Diálogos sobre o esporte e a pessoa com deficiência: possibilidades de inclusão”, uma atividade teórica e de conscientização que promete ser um espaço acolhedor para compartilhamento de experiências, insights e estratégias para promover a inclusão.
Segundo a secretária da Pessoa com Deficiência, Valéria Romera Marcelino, mostrar para a sociedade a importância e o potencial do paradesporto para mudar vidas e promover a inclusão é um dos principais objetivos da Virada Esportiva Inclusiva. “A Virada foi pensada para envolver crianças a partir dos seis anos, adolescentes e adultos, com ou sem deficiência, os profissionais da educação física, as entidades que atuam junto às pessoas com deficiência. Todos estão convidados a participar e passar pela vivência da prática esportiva adaptada”, destaca.
Na quinta-feira (27), na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Machado de Assis, localizada no Parque Represa, começam as atividades práticas. Haverá vivências para a sensibilização dos alunos e professores de escolas públicas parceiras em cinco modalidades (atletismo, bocha, hóquei sobre piso, voleibol sentado e xadrez) com a presença de atletas paralímpicos.
Na sexta-feira, último dia da Virada, a programação é composta por atividades no “Espaço Experimentações”, que acontecerão entre 8h e às 12h no Sesc Santo André. Um circuito de atividades paralímpicas será instalado no local, com 11 estações, ou seja, espaços que abrigam modalidades, como atletismo, parabadminton, basquete em cadeiras de rodas, futebol de 5 (para pessoas cegas), rugby em cadeira de rodas, goalball, vôlei sentado, handebol, hóquei sobre piso, bocha e xadrez para pessoas com deficiência visual.
Cada uma das estações dentro do “Espaço Experimentações” terá um coordenador qualificado e três professores (profissionais de educação física com ou sem deficiência) na apresentação do esporte. Os participantes vão aprender na prática sobre as regras e as técnicas de cada jogo e modalidade.
A Virada Esportiva Inclusiva tem como público-alvo crianças, jovens e adultos, com ou sem deficiência, e idade mínima de 6 anos. A programação completa pode ser encontrada no Instagram do evento (@viradaesportivainclusiva).
A atividade é aberta e as inscrições devem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/CkT5GGdgSwCm7tYRA. Os participantes receberão certificado.
Foto: Ricardo Lima