Parece brincadeira, mas outros 10 anos se passaram depois que escrevi um pouco da nossa história, mas como muitos de nossos leitores ainda eram crianças naquela época, não custa nada repeti-la agora. Assim, também você, que ainda não conhece a nossa trajetória, não perca esta oportunidade.
“Há quem pense que eu sou o fundador da revista MercNews, mas é puro engano. Para aqueles que ainda não a conhecem, deixe-me contar.
Era dezembro de 1994 e o ano se findava com uma perspectiva nada animadora para o ano entrante, face aos diversos pacotes econômicos e descrença em nossos governantes – parece que não mudou nada de lá para cá – e era o início do derradeiro quinquênio para um novo milênio.
A situação estava difícil e o radialista Anael Lopes, que detinha um programa líder de audiência na então Rádio Nova ABC, em Santo André, preocupado em angariar algum recurso extra – conforme ele mesmo dizia, para comprar leite para os seus filhos -, elaborou um cartaz publicitário com votos de Boas Festas, para o Natal de 1994.
O cartaz foi um sucesso e eu estava entre os anunciantes do mesmo. O Anael conseguiu comprar o leite das crianças e gostou da ideia a ponto de, em janeiro de 1995, já lançar um informe publicitário mais bem elaborado, com o nome ‘Abraçarinho’, ou seja, um ‘abraço com carinho’, que era um de seus slogans no programa Anael Lopes Show. E assim nascia o precursor da MercNews.
O ‘Abraçarinho’ foi tomando novos formatos até que na edição nº 9, por sugestão do amigo e então colunista Claudinei Luiz, o então jornal passou a chamar-se MercNews do ABC, com a proposta de ser um informativo de negócios, e assim permaneceu até a edição nº 20.
Manter um veiculo de mídia, que depende apenas de anúncios para a sua sobrevivência, é muito difícil. Assim sendo, Anael convidou Claudinei para associar-se a ele, o qual, mesmo hesitando, aceitou o convite. E, na edição nº 21, nascia o novo MercNews do ABC, agora com uma proposta editorial, que era e continua sendo, exclusivamente ‘Qualidade de Vida’ e cujo editorial desta memorável edição, estampada na capa, foi: “É tempo de mudanças”.
A partir daí, não paramos mais de mudar, sempre direcionando tais mudanças para a melhoria da qualidade editorial, para que o nosso leitor possa ter um veículo diferenciado, com qualidade visual, papel de primeira linha e artigos voltados para a qualidade de vida, com renomados articulistas.
Na edição nº 34 optamos por transformar o jornal em revista, com nova logomarca e que perdurou até a edição de nº 100. A partir daí nova logomarca e novo conceito jornalístico, com o ingresso de nossa editora chefe Sheila Colombo, mas sempre atentos à qualidade de vida.
Difícil sintetizar aqui todas as conquistas e dissabores ao longo destes outros 10 anos. Contudo, temos orgulho de termos criado o primeiro quadro social em revistas, os primeiros destaques da região, a primeira editoria gastronômica, que se transformou no consagrado livro MercCuca, a primeira revista virtual, pasmem, do estado de São Paulo, entre outros ‘firsts’, como diz o americano.
Nos orgulhamos disto, mas não estamos prosas, não, continuamos em nosso processo de aprendizagem, sempre procurando levar uma mídia séria e que mostra apenas o lado bom da vida para você, nosso amigo leitor.
Nosso muito obrigado aos parceiros, amigos, anunciantes e a todos que acreditaram em nosso trabalho ao longo de todos estes anos, bem como aos integrantes e ex-integrantes de nossa equipe, os quais considero verdadeiros heróis.
Na festa de lançamento da edição de 10 anos do MercCuca, o prefaciador Amaury Jr, disse: “Fazer uma mídia escrita por 10 anos é verdadeiro ato de heroísmo”. Imagine então fazer por 30 anos, sempre inovando e mantendo-se fiel à sua linha editorial de qualidade de vida.
Durante toda a pandemia, MercNews foi uma das poucas mídias a continuar impressa e com o detalhe de continuar com os anúncios dos parceiros atingidos pela epidemia sem enviar boletos, porque entendemos que qualidade de vida é união e esta por si só cria sinergia, que é a energia para o crescimento de todos. Nossa proposta é mostrar apenas o lado bom da vida e enviar matérias e mensagens para que ajude nossos leitores a estarem sempre deste lado.
Para finalizar, mais uma vez queremos agradecer a vocês, nossos parceiros e anunciantes, que sempre acreditaram em nosso trabalho e a vocês, leitores, que sempre nos incentivaram com suas críticas e elogios. Mas, principalmente, agradecer ao Criador por nos permitir caminharmos juntos nestas três décadas.
A equipe MercNews deseja a todos um abençoado Natal e um 2025 no lado bom da vida. E, claro, não podemos esquecer nosso slogan: VOCÊ MERECE ESTAR AQUI.
Claudinei Luiz