Retrato de uma família feliz
Há oito anos à frente de Santo André, Paulo Serra, com a filha Maria e a esposa Ana Carolina, marca seu momento de despedida como prefeito da cidade
Se der para dizer que o prefeito andreense Paulo Serra fecha seus oito anos de gestão com chave de ouro, nada mais é do que a pura verdade. Internacionalmente, ele chegou recentemente de Baku – capital do Azerbaijão, onde foi realizada a COP29 e, com projeto selecionado pelo Governo Federal, teve a oportunidade de mostrar ao mundo o ‘Moeda Verde’, em painel sobre experiências locais e exemplos de boas práticas.
Em nível interno, quase é desnecessário falar. Ao longo de 2024, quem acompanhou a agenda do prefeito sabe que foi um ano repleto de atividades, de lançamento de obras a inaugurações importantes em todos os segmentos, sem falar da alegria por receber vários prêmios nacionais e internacionais, em programas variados, o que se traduz em conquistas. Indo além: engajado na campanha, Serra contribuiu muito para a vitória do próximo prefeito da cidade, eleito ainda em primeiro turno com ampla margem de votos, garantindo a continuidade de projetos que não teve a oportunidade de finalizar.
Tendo ao lado a esposa e parceira diuturna, a deputada estadual Ana Carolina, é ela, no papel de primeira-dama, quem resume este período ao lado do prefeito: “dever cumprido. Ao longo desses anos conseguimos implantar políticas públicas integrativas, construídas com a participação ativa da sociedade, iniciativas que não apenas transformaram a vida das pessoas, mas resgataram a solidariedade entre os andreenses. Enfim, foram oito anos repletos de desafios, mas também de conquistas significativas, especialmente para os que mais precisam. Hoje, a frase ‘andreense cuidando de andreense’ vai além de um simples slogan; ela se tornou uma realidade palpável, que nos enche de orgulho”.
DA REDAÇÃO
Desde que assumiu a Prefeitura de Santo André, em 2017, com novo modelo de gestão, o economista Paulo Henrique Pinto Serra, por todos conhecido como Paulo Serra, chega a este último ano com o mesmo ritmo constante de entregas e realizações proporcionadas em seus dois mandatos. Só para destacar algumas, inaugurou em 2024, o Hospital Veterinário Municipal, um marco no cuidado com os pets, que tem salvado vidas e se tornou referência na região; entregou a revitalização do Teatro Municipal e reabriu o Cine Lyra de Paranapiacaba, uma das joias da Vila Inglesa, que durante muitas décadas ficou abandonado; inaugurou o novo parque Dr. Sérgio Cyrino da Silva, a Clínica da Família Jardim Ana Maria, o Campo IV Centenário, a nova Biblioteca Cecília Meireles e mais: resgatou outros símbolos da cidade, como o pedalinho do Parque do Pedroso, por exemplo, ainda na memória afetiva de muitas famílias e que certamente garantirá diversão e alegria para muitas gerações.
O fato é que trabalho, baseado em responsabilidade no uso do dinheiro público, planejamento e sensibilidade para ouvir o andreense, também não faltou neste ano. Assim, para o prefeito, a vitória de Gilvan Junior é, ao mesmo tempo, um reconhecimento por tudo o que foi realizado ao longo dos últimos oito anos, e um desejo do andreense pela continuidade desse modelo de gestão, que mudou a cara de Santo André. “Fizemos uma campanha limpa, sem ataques, propositiva, e percebemos de maneira muito especial o carinho da população, em cada canto da cidade. Entre as diversas candidaturas apresentadas nesta eleição, o eleitor escolheu a que garantiria alcançar ainda mais avanços, sem perder o que conquistamos”.
A carreira política…
Prestes a ‘passar o bastão’ para Gilvan, o prefeito, que também é presidente estadual do PSDB em São Paulo, faz algumas considerações neste quesito, dizendo que, de maneira geral, o PSDB teve um desempenho positivo na última eleição, conquistando mais prefeituras inclusive que o PT, mas ainda é um partido em reconstrução no nível estadual e também no âmbito nacional. “Olhando para frente, tenho muita esperança que a gente consiga de novo recolocar a social-democracia com protagonismo na política nacional, longe dos extremos e dos radicalismos. Esse deve ser o caminho e a eleição em Santo André é um grande exemplo disso”.
No mais, Paulo conta que pretende finalizar seu mestrado em Gestão Pública, quem sabe apresentar uma tese de doutorado e conhecer novos modelos e práticas de sucesso na gestão. “Quero continuar na vida pública e, claro, seguir morando e vivendo em Santo André. Como nossa cidade para mim é uma grande família, vou sempre desejar o melhor para ela”.
… e a família
Falando especialmente da filha, ele diz que, de fato, a Maria só conheceu o pai como prefeito da cidade. “Ela lida super bem com essa rotina e tem orgulho disso, cresceu compartilhando o amor que a Ana Carolina e eu temos por Santo André. Agora mais crescida, ela consegue ter uma dimensão melhor das responsabilidades dessa função e percebe o carinho e a gratidão que o andreense tem por essa gestão e pela nossa família”, diz ele, frisando que a prioridade no começo de janeiro será curtir intensamente as férias da Maria. “Será um momento muito especial, porque serão as primeiras férias dela com o pai sem ser prefeito e sem algumas limitações de agenda que, naturalmente, existem quando estamos exercendo essa função”. Porém, antes disso a família tem ainda uma atividade a que todo ano se lança com o maior carinho e dedicação: o Natal Solidário, que, segundo o prefeito, é o maior da história de Santo André!
Por fim, Paulo Serra parabeniza MercNews pelas três décadas de trabalho intenso e profissionalismo, em prol de deixar o morador do ABC bem-informado. “Se manter relevante após 30 anos de existência é apenas para veículos que realmente exercem um jornalismo de qualidade. Que venham pelo menos mais 30 anos de sucesso para toda a equipe da revista”.
A dupla função
Super atuante enquanto deputada estadual, Ana, fazendo um balanço sobre 2024, conta que o diálogo, sem dúvida, foi o pilar fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas que realmente fazem a diferença na vida da população paulista. “Por meio das Frentes Parlamentares e das interações diretas com a sociedade conseguimos captar as demandas e inquietações dos cidadãos, permitindo-nos elaborar projetos de lei que reflitam suas reais necessidades”, diz ela, destacando que para 2025, sua prioridade será fortalecer ainda mais essa escuta ativa e trabalhar de forma colaborativa para a aprovação de iniciativas que considera essenciais.
Para ela, entre os projetos prioritários estão o Moeda Pet, que visa a incentivar a proteção e o bem-estar dos animais, e a modernização das atribuições do Fundo Social do Estado de São Paulo, o que permitirá uma gestão mais eficiente e direcionada dos recursos, beneficiando os fundos sociais municipais. “Estamos comprometidos em garantir que essas políticas sejam construídas de maneira participativa, ouvindo a população e buscando soluções que realmente impactem de forma positiva a vida dos paulistas. Juntos, vamos trabalhar para um futuro mais justo e inclusivo para todos”.
Porém, e só para constar, Ana Carolina, então à frente do Fundo de Solidariedade – que resgatou a partir de 2017 – foi criadora também do ‘Moeda Verde’, uma política pública transversal, de fácil implantação e escalabilidade, que reúne segurança alimentar, capacitação profissional, geração de renda e proteção ao meio ambiente O programa, que vem ganhando notoriedade, inclusive internacional, chamou a atenção de inúmeros municípios paulistas – alguns já implantaram -, sendo que a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade seu projeto de lei instituindo o ‘Moeda Verde’ como política pública estadual. “O governo do Estado de São Paulo reconheceu a nossa ação como sendo o melhor programa em soluções para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar, com o primeiro lugar no Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição. O programa foi eleito ainda o segundo melhor do Brasil no Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e tem o bicampeonato no Prêmio Band Cidades Excelentes”, destaca.
Já enquanto primeira-dama, Ana declara a sensação de ‘dever cumprido’. “Hoje, como já dito, a frase ‘andreense cuidando do andreense’ vai além de um simples slogan; ela se tornou uma realidade. Assim, enquanto primeira-dama, agradeço a cada um que participou desse processo, pois juntos construímos um município mais justo e solidário. Vamos seguir em frente, mantendo a chama da solidariedade acesa e cuidando da nossa gente com amor e dedicação. Sei que vou sentir falta de estar no cotidiano da cidade, mas, sou andreense e, como cidadã, seguirei contribuindo com a cidade e com o seu desenvolvimento econômico e social. No meu mandato como deputada estadual, Santo André seguirá sendo a minha prioridade número 1, não tem como ser diferente. Serei uma aliada de primeira hora do prefeito Gilvan, enviando emendas e buscando investimentos estaduais para seguir cuidando da nossa gente. Não será diferente do que faço hoje!”
O amor pela família
Com o mesmo entusiasmo do marido, Ana também fala da filha, que era bebê, quando Paulo Serra assumiu a Prefeitura. “A presença constante da Maria em nossas vidas é um testemunho da força da nossa união familiar. Desde o início priorizamos o convívio em família, mostrando à nossa filha o valor do trabalho em prol da comunidade. Ela cresceu observando o pai, que dedicou sua vida como prefeito, sempre empenhado em cuidar das pessoas. Agora, com a mãe atuando como deputada estadual, ela percebe que esse compromisso com o bem-estar da sociedade é uma extensão natural do que sempre vivenciamos em casa. Essa vivência a fez entender a importância do serviço público e a relevância de lutar por um mundo melhor”, diz Ana, falando de uma das atividades que faz os olhinhos da filha começarem a brilhar: o Natal!!! “A cada ano, o Natal Solidário de Santo André se renova, sem perder o foco principal que é fortalecer o trabalho das entidades e arrecadar donativos para abastecer a mesa dos mais vulneráveis”.
Segundo ela, neste ano o evento está sendo ainda mais diverso, com opções para toda a família espalhadas pela cidade. “A ideia, além do fortalecimento da solidariedade, é estreitar os vínculos familiares, mostrando a importância do amor ao próximo. Isso sim, transforma!”.
Aproveitando a oportunidade, Ana Carolina deixa uma mensagem aos munícipes. “Agradeço profundamente a todos os moradores e moradoras de Santo André pela confiança depositada em nosso trabalho. É gratificante ver como juntos conseguimos transformar nossos programas em políticas efetivas para os andreenses e em exemplos a serem seguidos por outras cidades. Agradeço a cada um que acreditou na nossa proposta de fazer uma política mais próxima do cidadão, com diálogo e transparência”.