19.3 C
Santo André
10 maio,2021, segunda-feira
Home Cultura e Lazer Educação Santo André divulga protocolos para retorno gradual das aulas presenciais

Santo André divulga protocolos para retorno gradual das aulas presenciais

 Retomada das atividades em instituições de ensino ocorrerá em 18 de fevereiro na rede particular e em 1º de março na rede pública.

A Prefeitura de Santo André publicou neste sábado (16) os protocolos sanitários para retomada das aulas presenciais nas redes particular e pública de ensino. As regras constam em decreto do prefeito Paulo Serra, que estabelece série de medidas de prevenção para garantir a segurança de alunos e professores.

As aulas presenciais na rede privada de educação retornam em 18 de fevereiro, para os ensinos infantil, fundamental, médio e superior. As atividades presenciais na rede pública, tanto na rede municipal quanto na estadual, voltarão no dia 1º de março.

Segundo o prefeito Paulo Serra, Santo André está pronta e estruturada para retomar as aulas de maneira gradual, segura e responsável. “Vamos manter as datas definidas pelo colegiado no Consórcio Intermunicipal Grande ABC e estabelecer o cumprimento de todos os protocolos sanitários e de segurança, com controle no fluxo de alunos, mantendo o distanciamento social necessário, e com o início da vacinação em andamento”, enfatizou o prefeito.

O decreto estabelece que todas as instituições de ensino deverão adotar o formato híbrido, ou seja, com aulas presenciais e remotas, seguindo revezamento e planejamento adequado para cada modalidade de ensino. Além disso, as instituições de ensino infantil, municipal e médio precisarão limitar a 50% a presença dos alunos matriculados, enquanto para o ensino superior a presença será limitada a um terço dos estudantes matriculados.

Para cursos da área da saúde, como medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, obstetrícia, gerontologia e biomedicina, conforme recomendação do Centro de Contingência do Estado de São Paulo, os limites de presença deverão ser fixados a critério das instituições de ensino.

As instituições de ensino também terão que observar as seguintes medidas: utilização obrigatória de máscaras de proteção facial; distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, sinalizando posições no piso ou assentos, sempre que necessário; utilização dos bebedouros de água potável apenas com copos descartáveis e garrafas próprias; adaptação de áreas de uso comum para evitar aglomeração e não realizar atividades que possam gerar aglomerações.

O decreto também estabelece como regras realizar limpeza e higienização periódicas dos locais e objetos de uso comum; disponibilização de álcool em gel em pontos estratégicos; aferição da temperatura das pessoas, restringindo o acesso caso esteja acima de 37,5ºC e divulgação de informações de prevenção e enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus. O texto recomenda ainda às escolas que mantenham ventilação natural, evitando o uso do ar-condicionado, sempre que possível.

Fotos: Angelo Baima/PSA

- Advertisment -

Most Popular

BRT ABC

Logo mais às 10h30, o governador João Doria e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, lançam o BRT- ABC, um sistema de transporte...

O Legado de Júpiter

Estreia: 7 de maio Sinopse: Quando a primeira geração de super-heróis precisa passar o bastão para os filhos, as tensões aumentam — e as antigas regras...

Estreia: 27 de maio Direção: Alex Timbers Roteiro: Aline Brosh McKenna, Kelly Marcel, + Gênero: Comédia Sinopse: Em Londres na década de 70, a jovem estilista Cruella de Vil...

Mortal Kombat

Estreia: 13 de maio Direção: Simon McQuoid Roteiro: Dave Callaham, Greg Russo, + Gênero: Ação, Fantasia Sinopse: O lutador de MMA Cole Young (Lewis Tan) está acostumado a levar...

Recent Comments

Open chat
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?