Como registrado no capítulo anterior, o novo milênio e novo século encontraram MercNews pronta para encarar os desafios que viriam e como viriam! É que ideias de novos projetos não paravam de fervilhar na cabeça do incansável Claudinei Luiz que, observando o sucesso na revista de uma editoria em particular, esta voltada à gastronomia ‘by empresários’ da região, começou a cultivar – no início – uma tênue sementinha, até então guardada só numa caixinha.
Enquanto isso, MercNews continuou seguindo o seu caminho, até que em 2003, rumo à edição de número 100, a ‘tal sementinha’ saiu da caixa e pode ser plantada em um vaso maior. Um novo projeto começava a tomar forma.
O ano seguiu com mais novidades. Prestes a chegar à centésima edição, a revista passou a ser coordenada pela jornalista Sheila Colombo, sendo finalmente lançada em uma linda festa nas dependências do espaço Estação Jardim. Mas, não era só. Completamente reconfigurada, impressa em papel fosco, lombada quadrada e com ‘n’ novas editorias, a nova MercNews estreou também o seu novo mote – VOCÊ MERECE ESTAR AQUI – com tanto sucesso que, até hoje, continua o mesmo. Era isto: não existiria revista se não houvesse público – fornecedores, colaboradores, leitores…
Não precisa dizer que a Merc – como chamamos na intimidade rsrs – ‘chacoalhou’ o mercado editorial de revistas, pelo ineditismo: na nova apresentação, além do caríssimo papel e do aumento expressivo de páginas, chamou atenção de todos a diagramação leve, arejada, que acabava dando à publicação mais um ar de ‘catálogo’, do que propriamente uma revista.
E foi este fator, aliado à constatação do alto custo que cada uma das edições demandava, que o projeto acabou sendo abandonado em favor do formato da ‘velha e boa’ revista tradicional. Foi o que de fato aconteceu, cerca de um ano depois.
Mas, enquanto isso, o ‘projeto paralelo’ já fervilhava entre os empresários da região. Pois, não é que Claudinei Luiz, ainda em 2003 lançou o livro ‘MercCuca, a receita do empresário de sucesso’?
Bom, só para dar uma refrescada na memória, no fim de 2003 a adesão dos ‘cozinheiros de plantão’ já era tão grande que, algo em princípio pequeno e restrito, tornou-se imenso, isso sem falar na tremenda ciumeira que causou nas ‘cozinheiras de todo dia’. Era preciso repensar tudo!!!
O que aconteceu posteriormente vocês, prezados leitores, saberão na próxima edição, mas, os que participaram desde projeto, muitos desde o seu início, certamente lembrarão com alegria, satisfação e saudade do que MercCuca se tornou: o projeto editorial mais exitoso e duradouro da região, quem sabe de São Paulo e de todo o Brasil.