Amor em família por Santo André
Disso ninguém duvida, haja vista a exitosa trajetória de quase oito anos do prefeito à frente da cidade, desde sempre contando com o apoio e incansável trabalho da esposa, a deputada estadual e primeira-dama Ana Carolina e com a constante presença da filhota Maria, que era pouco mais que um bebê, quando o pai assumiu o cargo.
Neste ano de 2024, e ainda com oito meses de mandato à frente, a verdade é que o prefeito – e a família – tem muito a celebrar. E isso começa agora pela extensa e variada agenda que ele divulgou ainda no fim de março em comemoração ao 471º. aniversário de Santo André, que decididamente será o mais grandioso que se viu até agora na cidade, com relevante programação em todas as áreas que se imaginar. Só para constar, vale destacar a entrega do Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, no Paço, e a inauguração do Hospital Veterinário, equipamento de há muito esperado pelos andreenses.
Mas, isso é só o começo. A Feira da Fraternidade, com super shows musicais; muitas atrações esportivas, de lazer e culturais – com 300 artistas regionais envolvidos -, além de diversas outras inaugurações, celebrações, festas, cerimônias e outros eventos também estão na programação, que se estenderá até 30 de abril. “O calendário que a gente fechou junto com as secretarias com eventos em todas as áreas será de um mês de solidariedade e de amor à cidade, de maneira descentralizada, levando as celebrações para todas as regiões do município”.
Ainda nesta edição, MercNews fala do dia a dia e dos planos do prefeito e da primeira-dama até o fim do ano, quando se encerra esta gestão.
Da Redação
Palavra dada, palavra cumprida. Ano passado, em meio às comemorações dos 470 anos da cidade, o prefeito Paulo Serra lançou o programa Santo André 500 anos, adiantando que o projeto finalizado teria data certa para ser apresentado: abril de 2024, aniversário de 471 anos da cidade.
Pois, isso vai acontecer. No dia 12 de abril, durante o evento Santo André 500 Anos: um presente para o futuro, a ser realizado no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, será lançado o livro Santo André 500 Anos, que conta o histórico das realizações dos últimos anos, já com a mentalidade da cidade que se quer no futuro. “A construção deste futuro já começou no início da nossa gestão. Também apresentamos neste conteúdo o Santo André 500 anos, programa de planejamento estratégico a longo prazo, baseado em princípios como inclusão, modernidade, solidariedade, sustentabilidade e estruturado em quatro eixos de desenvolvimento: Humano, Econômico, Urbano e Ambiental e de Gestão e Inovação. Nossa ideia é transformá-lo em política de estado por meio de lei específica, para que seja cumprido independentemente de quem esteja no comando da cidade, garantindo o desenvolvimento contínuo de Santo André até 2053, um marco temporal simbólico, quando a cidade completará seus primeiros 500 anos de fundação”.
Mas, a verdade é que o ano passado foi recheado de iniciativas bem-sucedidas em Santo André, nas mais diversas áreas: óculos inteligentes para alunos com deficiência visual, até obras relevantes, como os bueiros inteligentes, solução desenvolvida por profissionais na Prefeitura para combate às enchentes, são só dois entre inúmeros exemplos.
Indo além, a cidade também contabilizou outras conquistas, com diversas de suas ações premiadas: dois destaques foram o Moeda Verde e Moeda Pet, programas implementados pela deputada estadual Ana Carolina Serra; “as usinas fotovoltaicas, que irão compor o maior parque público de geração de energia solar, com 56 mil metros quadrados de área, também foram fundamentais para que conquistássemos o prêmio Cidades Excelentes, que tem por objetivo incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública. E foram justamente soluções como essas que levamos para a COP28, em Dubai, no fim do ano passado. Afinal, temos atuado em várias frentes para que Santo André se torne uma cidade cada vez mais inteligente e resiliente em relação às mudanças climáticas”, detalha o prefeito.
Santo André foi ainda uma das vencedoras do prêmio Município Destaque na Alfabetização, do Governo do Estado, por ter atingido índices de 90% de alfabetização e de 71% em fluência leitora, conquista que é resultado da priorização da qualidade da Educação, no município, e a formação integral das crianças.
Outras iniciativas
Assim como em todo o País, o ano também começou com preocupação, na cidade, em função da dengue. Neste sentido, Santo André tem intensificado ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor desta e de outras doenças, como zika, chikungunya e febre amarela. Assim, até meados de março, mais de 60 mil imóveis já foram fiscalizados na cidade, com centenas de pontos de bloqueio e orientações como eliminar focos. “Além disso criamos o Centro de Referência para Dengue, primeiro no Estado com foco exclusivo nesta doença. Saímos na frente ao criar um local bem equipado e estruturado, com atendimento acolhedor, humanizado e eficiente”, pontua o prefeito, informando que nos próximos meses de gestão, ainda tem muito por fazer. “Somente neste mês de abril haverá mais de uma dezena de entregas, com inaugurações e reinaugurações. Talvez, as mais simbólicas sejam as do Hospital Veterinário, que estará disponível para toda nossa população, e do Teatro Municipal, tão importante não só para nossa Cultura municipal, como nacional – tendo inclusive uma das melhores acústicas do País. Também entregaremos a primeira das usinas fotovoltaicas que vão compor o maior parque público de energia solar do Brasil. Além disso vamos entregar a modernização de duas Unidades de Saúde (Sorocaba e São Jorge); a biblioteca Cecília Meireles; a inauguração da estátua em homenagem a Pelé no Parque Ipiranguinha; as entregas da Praça Dr. Sérgio Cyrino, transformada em um parque com uma grande pista de skate, e do modernizado campo do IV Centenário, entre outras”.
Para completar, Paulo Serra adianta que até o fim do ano ainda quer evoluir com programas como o Rua Nova, o Banho de Luz, o Moeda Verde, o Moeda Pet, entregar a UTI do Hospital da Mulher e o Hospital da Vila Luzita. Na pauta também estão obras para enfrentar e minimizar problemas de enchente e alagamento em pontos crônicos da cidade, como a Vila América, e intervenções de mobilidade como o Complexo Viário Santa Teresinha. E por fim, mas não menos importantes, os tradicionais eventos solidários e quebrar recordes de arrecadação com a Feira da Fraternidade, o Arraial Solidário, o Festival de Inverno de Paranapiacaba e o Natal Solidário.
Ana Carolina, a deputada e primeira-dama
À frente do Fundo Social de Solidariedade da cidade que resgatou logo em 2017, quando da posse de Paulo Serra à Prefeitura, e sempre ao lado do marido em todos os momentos, Ana Carolina desde o ano passado é também deputada estadual e, na Assembleia Legislativa de São Paulo, desde o início dos trabalhos também não deixou por menos. Para quem não sabe, ainda em maio a parlamentar viu a aprovação pela ALESP, e posteriormente a sanção na íntegra pelo governador Tarcísio de Freitas, em setembro de 2023, da Lei 17.760, de sua autoria, que institui o programa Saúde da Mulher Paulista.
Mas, Ana Carolina tem ido muito além, já que tem dedicado esforços a diversas frentes de trabalho, como a Frente Parlamentar de Combate às Vulnerabilidades, que envolve mais de 300 entidades, e à Frente Parlamentar em Apoio aos Fundos Sociais Municipais, visando a fortalecer essas estruturas em todo o Estado. “Destaco também o trabalho de qualificação do Terceiro Setor e a atuação na Comissão de Assuntos Metropolitanos, onde acompanhamos projetos importantes para a região”, diz ela, detalhando, em números, os investimentos em saúde, desenvolvimento social e outras áreas essenciais para o bem-estar da população. Em emendas impositivas, voluntárias e emendas no Orçamento, a deputada conquistou R$ 60,4 milhões para Saúde e Desenvolvimento Social do Grande АВС – deste montante 57,2 milhões para Santo André, sem falar dos ônibus escolares e Areninhas. Os demais recursos foram destinados para programas variados, no Estado, como cursos de Cuidador de Idosos; empreendedorismo e combate às violências contra a Mulher; mamógrafos nas cidades de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá e Santo André; Terceiro Setor do Grande ABC; aparelhos de ultrassom nas cidades do interior e na Saúde e Desenvolvimento Social do interior, litoral e capital.
E ela soma ainda mais. O projeto pioneiro ‘Moeda Verde’, que obteve recentemente reconhecimento nacional no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, já está em andamento na ALESP, tendo sido apresentado em regime de urgência para se tornar lei. “Na nossa cidade, o programa vai a pleno vapor, beneficiando mais de 80 mil pessoas, enquanto também contribui para a proteção do meio ambiente. E foi este sucesso que despertou o interesse de outras cidades não apenas em São Paulo, mas também de outros estados, como Minas Gerais e Pernambuco”. Aliás, autora do projeto, Ana frisa que o que mais a gratifica nesta jornada como primeira-dama é ver o trabalho alcançando seu verdadeiro objetivo, ou seja, a transformação na vida das pessoas. “E agora, enquanto deputada, ter a oportunidade de ver este projeto sendo expandido para outros cantos do Estado e do País”.
Ainda como primeira-dama, e com mais oito meses pela frente, Ana segue de perto o trabalho do NIS (Núcleo de Inovação Social) e já ‘aquece as baterias’, para realizar o próximo Natal, na cidade. Mas, esta é outra história.
Ana Carolina esposa e mãe
Na esfera pessoal, e com agenda apertada em razão dos inúmeros e diferentes compromissos de manhã à noite, Ana Carolina nem por isso ‘tira os olhos’ da família, reconhecidamente sua maior prioridade. E, se na medida do possível a filha Maria está sempre com o casal, por outro, a garota, que era muito pequena quando Paulo assumiu a Prefeitura, cresceu e já entende bem o trabalho desempenhado pelos pais. “Maria já sabe a missão de nossa família, que é cuidar da cidade, das pessoas; identifica vulnerabilidades e isso me emociona muito. Por outro lado, como qualquer outra criança, também cobra bastante o tempo apenas em família, sem ter que nos ‘dividir’ com o celular, fotos e vídeos, para postar nas redes sociais”.
Mensagens do casal aos andreenses
Sobre este item, Ana Carolina citou uma frase de Franz Fakfka, da qual gosta muito: A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. “Agradeço a cada andreense pela compreensão e apoio em todos os programas e projetos desenvolvidos. Sem o amor, o cuidado e a solidariedade não teríamos projetos tão exitosos, que se tornaram referências em políticas públicas para outros municípios e estados. O amor por Santo André é algo que nos une, nos move e nos torna mais fortes”.
Já Paulo Serra disse que mais do que mensagem, deixa um agradecimento a todos os andreenses por todo o carinho com o qual o casal é recebido em praticamente todos os lugares por onde anda – “e olha que não são poucos. Nós buscamos diariamente tomar decisões que contribuam para uma sequência deste sentimento de pertencimento que resgatamos nos moradores da nossa cidade, que assim como Ana Carolina, Maria Carolina, Fred (nosso cãozinho) e eu vivemos e curtimos diariamente. Até por isso lançamos neste mês de aniversário uma campanha convidando as pessoas para declarar seu amor por Santo André. Falamos em 2023 que o maior presente era poder falar de futuro. Nós vamos seguir falando de futuro, mas a gente quer falar dessa ligação que as pessoas têm pela cidade e pudemos resgatar de forma muito significativa. Muito obrigado e continuem desfrutando da nossa Santo André”.
A programação completa do aniversário de Santo André pode ser acessada no site www.santoandre471anos.com.br